As igrejas se proliferam todos os dias, como um vírus sem cura.
Mas o AMOR, a base de todo o Cristianismo, se esfria cada vez mais.
Ao invés de inclusão, a exclusão. No lugar da aceitação, o preconceito.
E quando não há explicação para tanto moralismo, ou base para esse falso cristianismo,
simplesmente ouvimos a expressão: "É DO DIABO!"

A falta de amor, a discriminação, a ignorância, isso sim pode ser considerado "coisa do diabo".
Que as/os cristã/os PENSEM.
E que o verdadeiro cristianismo seja buscado e vivido.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Apelo às minhas e meus irmãos em Cristo

Queridas irmãs e queridos irmãos,

Como serva de Deus, quero fazer um apelo a vocês.
O segundo turno está chegando, então peço que abram seus corações e, diante de Deus, se disponibilizem para ouvir a voz da justiça. Sem estereótipos, preconceitos, ou opiniões pré-formuladas (por outros). Tentem tirar sua visão de um único ponto de vista e ouçam o outro lado.
Não possuo A verdade, não tenho o direito de dizer aos outros qual é o caminho que deve ser seguido. Mas tenho a responsabilidade, como cidadã e como cristã, de questionar a injustiça que vem sendo feita e levá-las/os a pensar.


Estas eleições mexeram significativamente com os eleitores evangélicos. Fomos desafiados a pensar nossa fé e obediência à Palavra de Deus. Questões éticas e morais foram colocadas à prova diante da decisão de escolher nossos novos governantes.
Infelizmente, no decorrer dessa campanha, as coisas ficaram bem confusas. Colocamos de lado nossa busca por Justiça Social, nossa boa fé, e demos lugar à difamação e injúria. Ao invés de agirmos com amor e sabedoria, fomos guiados pelo ódio e intolerância. Fomos regidos pelo medo. O medo do desconhecido, o medo da mudança, medo do novo.
Textos bíblicos foram usados como pretexto, fora de seu contexto, para defender a fé evangélica. Mas eu pergunto: nossa fé precisa de defesa?


Já que os textos e comentários repassados pelas/os irmãs/os sempre continham muitas citações bíblicas, me proponho também a escrever esse texto, baseado na Bíblia e na interpretação de seus textos referidos.


Antes de tudo, erramos ao rotular e difamar pessoas, sem provas. Inventamos histórias sobre seu passado, colocamos palavras em suas bocas, passamos informações à diante, sem mesmo confirmar sua procedência. A Bíblia fala, lá no começo, “Não darás falso testemunho contra o teu próximo” Êxodo 20.16. Pecamos ao passar idéias, sem ao menos confirmar sua veracidade. “Portanto, você, que julga os outros é indesculpável” Romanos 2.1. Pecamos ao julgar nosso próximo. “Uma vez Deus falou, duas vezes ouvi, que o poder pertence a Deus. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento” Salmo 62.11,12. Não cabe a nós supor, formular um juízo na qualidade de juiz em relação ao próximo, pois é o Senhor quem decide. “(...) é do Senhor que procede a justiça” Provérbios 29.26. [1]

Além de nos acharmos no direito de julgar o próximo, cometemos a injustiça de julgar alguns de uma forma e a outros de forma diferente. Coube a nós decidir quem merecia ser colocado no réu, mesmo que outros tenham cometido “erros” semelhantes. Qual foi a medida? Quem decidiu aqueles que seriam os acusados, já que seus concorrentes praticavam e defendiam as mesmas causas pelas quais os “culpados” estavam sendo acusados? Por que não atinamos para esta questão? Nossos olhos estavam tão voltados ao grande alvo, imposto por alguém, que não percebemos o que estava tão perto. [2]


E o que dizer sobre nosso respeito às autoridades? É impressionante a falta de respeito que o brasileiro tem para com seus governantes. Podemos discordar do nosso governo, mas nunca faltar com o respeito. Ainda mais sendo filhos de Deus, que devem dar o exemplo. A Bíblia nos fala que devemos ser obedientes e respeitosos diante de nossos governantes: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus institui, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. (...) Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” Romanos 13.1-7. Não percebo em que momento nós, eleitores evangélicos, principalmente nessa campanha, demonstramos algum respeito por nossos líderes.


Porém, nosso maior erro em toda essa história, foi o de sermos conduzidos por um moralismo exacerbado. A pauta de toda essa discussão foi a preocupação com os bons costumes e o modo correto de proceder, de acordo, é claro, com certa interpretação da Bíblia. Foi tremendamente absurdo ter sido tão pouco citada a questão da corrupção, e substituí-la por motivos secundários, que nem mesmo foram bandeiras de campanha. Ficamos cegos por causa do medo e da nossa intolerância. Nos achamos no direito de julgar a todos, de excluir quem não aprovamos, mas quando é a nossa vez de sermos julgados, perdemos o rumo. Por trás da luta pela boa moral está o pavor de termos que aceitar o que não aprovamos e de nos tornarmos o réu. Em nenhum momento da história os evangélicos se moveram dessa forma contra corrupção ou injustiça social. Por que quando a questão sexual é levantada, os evangélicos estremecem? Por que tanto medo de pelo menos debater a respeito? Sabe o que isso me lembra? A hipocrisia dos fariseus. Eles lutavam pelos bons costumes e pela moralidade, mas Jesus os chamou de hipócritas: “Ai, de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. (...) Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e de cobiça. (...) Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade” Mateus 23.23-28. Temos negligenciado os preceitos mais importantes! Devemos eleger candidatos que busquem a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Baseamos nossas decisões no que é bonito por fora, no exterior, na hipocrisia. Não prestamos atenção no que há no interior dos candidatos em questão, se são sujos e cheios de ganância e maldade. A questão que estou levantando aqui não é se o aborto deve ser legalizado ou não, se os casais homossexuais podem se unir legalmente, mas que essas coisas não formam a base da campanha de nenhum dos candidatos. Além do fato de também serem questões levantadas pelos outros partidos e candidatos/as. Queridas/os, vamos falar a respeito, vamos debater. O medo levou evangélicos a agirem de forma intolerante. E usando a Bíblia para legitimar seus atos apologéticos.


Tudo o que peço, é que busquem a justiça. “O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre” Isaías 32.17. Dêem um basta em toda essa campanha preconceituosa. Vamos agir como verdadeiros filhos de Deus e orar pela nossa nação. Vamos pedir a orientação de Deus para quem daremos nossos votos e buscarmos a verdade sempre. Líderes religiosos, tenham a sabedoria de orientar seus liderados com a verdade e não ditar o caminho que eles devem trilhar com base em falsas suposições. Irmãs/os, por favor, pensem, questionem, busquem. Não baseiem suas opiniões na mentira. Não deixem que a injustiça seja base de suas convicções. “Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene.” Amós 5.24

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Filipenses 4.7


[1] Todas as mentiras criadas contra Dilma e o PT, e seus verdadeiros acontecimentos:
(Fonte: http://www.sejaditaverdade.net/)
A morte de Mário Kosel Filho: http://migre.me/1pfAb
A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura http://migre.me/1pfCc
O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família http://migre.me/1pfEJ
Marília Gabriela desmente email falso http://migre.me/1pfSW
Dilma não pode entrar nos Estados Unidos http://migre.me/1pfTX
Foto de Dilma ao lado de um fuzil é uma montagem barata http://migre.me/1pfWn
Lula/Dilma sucatearam a classe média (B) em 8 anos: http://migre.me/1pfYg
Email de Dora Kramer sobre Arnaldo Jabor é montagem http://migre.me/1pfZH
Matéria sobre Dilma em jornais canadenses é falsa: http://migre.me/1pg1t
Declarações de Dilma sobre Jesus Cristo – mais um email falso: http://migre.me/1pg2F
Fraude nas urnas com chip chinês – falsidade que beira o ridículo: http://migre.me/1pg58
Vídeo de Hugo Chaves pedindo votos a Dilma é falso: http://migre.me/1pg6c
Matéria sobre amante lésbica de Dilma é invenção: http://migre.me/1pg7p

[2] As mesmas supostas defesas do PT também defendidos pelo PSDB e Marina:
http://wwwcristianismolibertas.blogspot.com/
http://www.carlosapolinario.com.br/site/noticias_detalhes.php?Codigo=32
http://www.youtube.com/watch?v=s2CbETAPMzs

Leia este texto. É de um pastor presbiteriano, e é muito bom:
http://www.segundaigreja.org.br/noticias_view.asp?id=340

3 comentários:

  1. Taí Priscila C. Pereira representando tbm auhahu

    não tava sabendo do novo blog só li alguns projetos mais estou começando a ler e ja está no favoritos do meu navegador continue assim ;)

    ResponderExcluir
  2. Li alguns dos links sobre as falsas acusações contra a dilma e vi que no site oficial da ministra tem alguns videos de alguns representantes religiosos tais como Irmão Lázaro, Manoel Ferreira, Gabriel Cipriani, Cesar Augusto e Gabriel Chalita achei interessante e ao mesmo tempo redundante porque o fato de serem falsas as acusações não confirma a obrigação do crente votar na dilma. Quer dizer, não apoio o governo PSDB nem mesmo o PT queria mil vezes mais que a Marina tivesse ganho, MAAAAAS hoje em dia o cristão não sabe pensar pois se o pastor da igreja fala pra ele votar em alguem a pessoa vota pq foi o pastor que mandou ou algo do tipo. Um dia desses recebi um scrap ridiculo dessa campanha anti-dilma, com uns crentes fanaticos falando que a dilma vai apoiar o aborto e será a favor do homosexualismo , quando na verdade tais questões são RELEVANTES e não CONDENADAS pela igreja atual e tenho quase certeza que muitos crentes marionetes deixaram de votar na dilma só por causa desse tipo de campanha ridicula.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri, texto muito bom mesmo. Vamos tocando e o que nos move é a esperança que alcançaremos a jsutiça, pois "O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre"

    Beijos
    Seu irmãozinho

    ResponderExcluir